Dicas essenciais de títulos para quem quer crescer em plataformas de informação
Ao pesquisar um tema na internet, o que mais te chama a atenção? O que faz você clicar nele, além de ser o conteúdo que você escolheu? Título. A primeira coisa que chama a atenção do leitor é ele.
Segundo dados da web, a cada 8 pessoas, 6 delas leem o título de um artigo e apenas 2 delas leem o conteúdo inteiro do artigo. Quando você escreve para a web com o objetivo de destaque em suas visualizações, você deve focar todo seu cuidado na chamada principal dele: o título. Com isso trago alguns pontos para auxiliá-lo quando for escrever para qualquer tipo de plataforma de informação.
1) Público alvo
Antes de tudo: pense no público que você deseja atingir.
Pense em que público quer atingir, esse é o ponto principal e mais difícil. Pois dependendo do público, o título requer palavras mais técnicas, como para advogados, ou quando você escrever para plataformas populares, requer palavras que falem sobre qual assunto é o texto, há alguns casos que usam a estratégia de não revelar o que está escrito, fazendo com o seu leitor fique curioso e tenha vontade de saber mais sobre o assunto.
2) Organize os principais termos
Se a palavra-chave do seu artigo é “maternidade”, ela precisa constar no título, ou então as suas variantes como “mãe”, “filhos” e similares. Palavras estratégicas fazem com que o SEO (search engine optimization), ferramenta que otimiza mecanismos de busca, a exemplo do Google ajude seu texto ser localizado com mais facilidade. Mas não repita os termos pois seu texto ficará cansativo. Deixe o seu título claro, objetivo e atrativo.
3) Evite generalidades
Quanto mais genérico for o seu título, mais provável é que já exista algum conteúdo com o mesmo título que o seu. Seja criativo! Em algumas situações, por falta de artigos mais bem estruturados, é possível aparecer na primeira página de mecanismos de busca com títulos genéricos, mas isso é muito mais difícil de ocorrer. Pense, por exemplo, em quantos artigos já existem sobre “maternidade”, ou “mãe”. De que forma você pode escrever um título sobre um tema comum que seu público queira ler? Pensando em que te chamaria a atenção.
4) Título com Vídeos e Imagens
Se você colocar em seu texto vídeos ou imagens explicativas sobre o que você está escrevendo, coloque após o título [VÍDEO] ou [FOTOS], mas NUNCA esqueça de citar as fontes, pois você poderá violar os direitos autorais.
5) Evite títulos muito grandes ou muito pequenos
O melhor é balancear um título que contenha em torno de 60 caracteres, ou seja, um tamanho razoável que você possa utilizar as palavras-chave e ainda ser criativo, sem cansar o leitor ou ser comum demais.
6) Use verbos ou outros termos fortes que chamem a atenção (sem exagero)
Essa dica vale para quem escreve em plataformas de informação populares. Isso porque o impacto de uma palavra como “confira”, “importante”, “atenção” é fato preponderante para maior visualização, mas vale a pena ressaltar para que não se abuse desses termos, se não o texto fica chato e repetitivo.
7) Faça perguntas
Perguntas são excelentes para atrair leitores que estão pensando exatamente naquela informação, e não tem como ser mais direto e certeiro que isso.
É muito provável que alguém tenha se perguntado exatamente dessa forma e, caso pesquise web, tem grandes chances de parar nesse texto.
8) Pesquise na web sobre o tema
A pesquisa na web é importante para que você possa escrever novidades, se não achar muita coisa sobre o tema, escreva sobre ele, torne-se referência. Mesmo em plataformas populares, mesmo os “virais”, se optar por usá-los como fonte de dados, pesquise antes de escrever, acrescente novidades a ele, pois se seu texto for bom, ele terá mais acesso que o outro, pois as pessoas tendem compatilhá-lo e seu texto irá se tornar o novo “viral” sobre o assunto.
9) Use números para listar informações úteis
Listar informações e colocar os números no título costumam atrair a atenção de mais leitores, por isso são bastante utilizadas na web. Exemplo: 8 dicas para mamães de primeira viagem. As pessoas tendem a buscar o mais simplificado e objetivo.
10) Use o Trends para analisar os termos principais
Você conhece Google Trends ? É uma ferramenta do google gratuita ótima para comparar palavras e ver a sua relevância. Você pode filtrar para o “mãe” e para a seção de “maternidade”, e assim poderá ter uma noção do quanto esses termos são procurados. Opte pelo termo que é mais procurado na web.
11) Seja criativo
Se você já conseguiu elencar os principais temas, foque em evitar o que você vê normalmente por ai. Deixe sua criatividade fluir. No começo é bem difícil, pois você tem o estigma de manter o mesmo pensamento porque é mais fácil, mas fazendo o exercício de deixar sua mente vagar, aso poucos ficará mais fácil e as palavras surgirão.
Se você trabalhar com plataformas populares, que normalmente geram algum tipo de monetização, vale a pena usar “clickbait” (isca de cliques) ou algo chamativo, espalhafatoso, você chamará muitas pessoas para lerem seu texto, o tornando “viral“, se optar por escrever para esse público, mesmo que o título seja espetaculoso demais, seu texto pode ser original e de qualidade, evite fazer [Ctrl C] [Crtl V], no final prenderá a atenção do seu público ao texto. Porém, tome cuidado com os “fake news“, elas tendem a gerar mais acesso, mas você perde credibilidade com seu público, correndo o risco de ter sua página retirada do ar.
Porém, se você escrever para um público mais direcionado, você terá que usar uma criatividade inteligente, um título que entrega aquilo que está escrito no texto. Alguns autores inclusive preferem escrever o título depois de escrever o texto, para se ater àquilo que está escrito, mas isso não é uma regra para todos. Eu particularmente prefiro.